Se você sempre quis ter cabelos avermelhados e lindos, iguais aos da Nicole Kidman, Tori Amos ou Lindsay Lohan, aqui vai um guia rápido para louras e morenas que ajuda a escolher o tom certo dos cabelos. Existem inúmeros colorantes no mercado, permanentes e não permanentes, desde o louro morango a tons de vinho. Até pessoas com tom escuro de pele ou mulheres latinas podem ficar bem de cabelos avermelhados (pense na Beyoncé?). Tudo depende da tonalidade! E se você tiver já tem cabelos ruivos, leia mais abaixo informações sobre como manter a cor dos seus cabelos vibrante, saudável e com brilho.
Virando Ruiva
Se você fôr loura e de pele branca/clara
Você iria combinar com um tom de morango ou um vermelho acobreado claro. Se seu cabelo é bem claro, tome cuidado com a maioria das tintas feitas em “fundo de quintal” e com o uso de Henna pois você pode ficar com cabelos parecidos com uma cenoura! Cabelos mais claros sempre vão absorver as cores mais intensamente do que os cabelos escuros, pois têm pigmentação diferente. Se estiver em dúvida, experimente uma tintura não-permanente primeiro, na cor que você queira, e vá experimentando até achar a cor perfeita para você.
Se você tiver cabelos louros escuros ou castanhos e tom de pele clara a médio
Você pode usar quase todas as tonalidades de vermelho, dependendo das nuances de cor da sua pele. Se você fôr uma pessoa que curte o verão ou o mesmo o inverno (tons de pele mais frios, nos quais você pode usar cores tais como azul marinho, rosa, azul céu, vermelho brilhante e preto), você provavelmente combinará com tons de cereja, vinho, vermelho intenso ou até berinjela. Se você é uma pessoa “ de outono” ou “de primavera” (sobre tons mais quentes de pele e você pode usar cores como verde-musgo, oliva, bege e marrons), você deverá escolher tons mais quentes como marrom-avermelhado escuro ou um marrom-avermelhado e cobre. A regra geral é que, quanto mais claro fôr o seu cabelo, mais clara e brilhante será a cor de vermelho que combinará com você.
Se você tiver cabelos castanhos a castanhos escuros e tons de pele oliva
Vermelho intenso ou cores de ameixa podem ficar ótimos em você, assim como as cores vermelho-cereja escuro e tons de mogno. Os vermelhos mais claros ficam melhores com os tons de pele mais claros. Se você quiser chamar a atenção, umas luzes em tom vermelho vivo podem produzir resultados interessantes em você!
Se você tiver cabelos pretos e/ou pele escura
Se você quiser virar ruiva de verdade, eu recomendo muito que procure um especialista pois quse certamente seu cabelo precisará ser descolorado, antes do tingimento, para que se possa ver o efeito. Luzes avermelhadas, mais espessas ou finas, conforme descrito acima, podem ser uma alternativa ao processo bastante danoso de descoloramento e tingimento de todo o seu cabelo. O crescimento do cabelo também se torna menos visível e você não terá que retornar ao cabeleireiro a cada quatro semanas para retocar as raízes. Entretanto, uma cor escura de cereja ou vinho tinto pode ser usada sem o uso da descoloração, dando aos seus cabelos uma sutil tonalidade avermelhada e um brilho fantásticos.
Se você tiver cabelos grisalhos
Se você quiser cobrir suas mechas brancas e virar ruiva, é muito importante que você tinja seus cabelos todos numa cor parecida com a sua cor natural, antes de aplicar a tonalidade avermelhada. Isto é muito importante se os seus cabelos forem, naturalmente, bem escuros. Cabelos grisalhos não têm virtualmente cor alguma e são então mais afetados pelo processo químico do tratamento. Se, de início, você tiver uma cor uniforme de cabelo, você não ficará com cabelos e raízes laranja.
Manutenção da cor
Cabelos ruivos desbotam rapidamente, então escolha um shampoo e condicionador que protejam a cor como o L´Oréal Vive ou Pantene ProV Color Revival, ou quaisquer outros produtos para cabelos tratados ou com permanente. Muitas empresas como a Pantene ou John Frieda agora oferecem produtos específicos para cabelos ruivos, que mantem e realçam a cor, incluindo máscaras nutritivas e mousse para pentear.
Outra forma de renovar a cor dos seus cabelos ou de mudar, de forma discreta as suas tonalidades é usar tinturas não permanentes que durem entre entre 3 a 10 lavagens. Escolha uma tintura sem sem amoníaco ou peróxido, e quando for usar o guia de cor situado na parte lateral da caixa, use a cor dos seus cabelos atuais e não a cor natural.
Algumas dicas sobre henna: Este corante feito das folhas da planta henna vem com uma variedade de tonalidades de avermelhados e marrons que cobre, ao invés de penetrar, o caule do cabelo, como o fazem os corantes químicos. Ainda que não cause tantos danos ao cabelo, ele deve ser usado com cautela, pois os cabelos louros ou acinzentados podem ficar, de repente, muito avermelhados. Quando usado em casa também pode arruinar o chão do seu banheiro! No entanto, seus cabelos ficarão brilahntes e saudáveis com o uso de henna. Não se recomenda misturar henna e corantes químicos, pois as reações químicas podem deixar você com um lindo penteado verde! A henna incolor é também muito usada em produtos para cabelos danificados.